Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

10 Vantagens para usar o LINUX


Linux 10 motivos para usar

Linux é um sistema operacional gratuito, criado a partir de um programa base (núcleo ou kernel) criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês. Hoje o Linux é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente.

Conheça algumas de suas vantagens

Embora pouco conhecido do grande público, o Linux traz inúmeras vantagens em relação a seus competidores:

1 - Não trava: o Linux é conhecido como um sistema operacional confiável. Computadores pessoais, celulares e alguns PDAs já rodam Linux sem grandes sustos.

2 - Poucos vírus e não danosos: da maneira como foi programado, a disseminação dos vírus no ambiente Linux não é fácil. Sendo assim, mesmo que possível, um vírus no Linux não faz tanto sucesso, ou seja, não se dissemina. Sem contar que os antivírus para Linux, assim como o sistema tem atualizações gratuitas.

3 - Independência do Hardware: Linux foi desenhado e escrito para ser facilmente adaptável com diferentes arquiteturas de hardware. Isso é uma grande vantagem, pois o Linux é sempre mais disponível para tecnologias de ponta, como novos processadores por exemplo.

4 - Liberdade de decisão: no mundo Linux você pode escolher diversas soluções para cada necessidade. São vários processadores de textos, todos gratuitos, inúmeros players de mídia e programas gráficos.

5 - Padrões: o Linux por si mesmo e muitas aplicações seguem os padrões Open Source. Isso significa que uma atualização num sistema não tornará obsoleto outros sistemas.

6 - Aplicações: cada distribuição do Linux vem com centenas e provavelmente milhares de aplicações incluídas. Qualquer tipo de software que se necessite, como gerenciador de e-mails, IMs, ferramentas de backup, desenho gráfico, software para programação etc, seguramente estará incluído em uma distribuição Linux.

7 - Inter-operabilidade: totalmente adaptado à era da Internet, o Linux tem softwares para poder se conectar com inúmeras configurações de rede, como Apple e Novell’s Netware. NFS, a tecnologia de networking desenvolvida pelo UNIX também esta incluída no sistema.

8 - A comunidade: um de seus grandes diferenciais, pois reúne pessoas do mundo todo com vontade de ajudar, aprimorar e desenvolver aplicações. As dúvidas dos novos usuários são prontamente respondidas nos milhares de fóruns espalhados pela internet. Com o Linux, você não está só!

9 - Não importa quão potente seja seu processador: devido ao Linux ter sido desenvolvido com contribuições de uma comunidade muito diversa, este tende a ser mais prudente no uso dos recursos do sistema. Podemos instalar algumas distribuições do Linux em equipamentos praticamente obsoletos sem problema, inclusive em um 486.

10 - Linux é 100% configurável: o Linux foi criado para ser um sistema multiusuário. Assim, cada item pode ser totalmente adaptado aos gostos de cada um, incluindo aí o aspecto do "desktop", os ícones, programas que devem iniciar automaticamente, idioma etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário